sábado, 2 de junho de 2012

PEC 555/2006 Garante Isenção de Contribuição Social está próxima de ser aprovada


CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA DOS INATIVOS COMEÇOU A CAIR             30/05/2012
Ganhou reforço a mobilização para a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 555/06), que acaba com a contribuição previdenciária de 11% sobre os benefícios dos servidores públicos inativos que excedem o teto do INSS de R$ 3.916.
A PEC aguarda apenas a inclusão na ordem do dia do plenário da Câmara dos Deputados. A expectativa é que ela seja aprovada. O presidente do Movimento dos Servidores Aposentados e Pensionistas (Mosap), Edison Haubert, afirmou que a cobrança previdenciária foi imposta para o pagamento da dívida do Fundo Monetário Internacional (FMI), mas, com a dívida liquidada, não há justificativa para continuar a tributar aposentados e pensionistas.
Para Haubert, o deficit alegado pelo governo é inexistente. “O governo, assim como lançou um Brasil carinhoso, que tenha também um país respeitoso com todos os servidores”. O secretário de Políticas de Previdência Social, Leonardo José Rolim, que representou o governo em audiência pública promovida semana passada na Câmara dos Deputados, afirmou que é possível discutir ajustes na regra que criou a contribuição previdenciária dos servidores inativos, mas destacou que é necessário chegar a consenso.
Pelo substitutivo aprovado em comissão especial que discutiu a PEC, a contribuição teria um desconto de 20 pontos percentuais ao ano a partir dos 61 anos de idade até ser zerada aos 65 anos. O deputado Amauri Teixeira (PT-BA), que coordenou a audiência, disse que as entidades de aposentados têm que se mobilizar para pressionar os deputados a votar a PEC em Plenário. Ele lembrou a mobilização feita pelas redes sociais para a aprovação da PEC 270/08, que tratou da aposentadoria por invalidez do servidor público.
PONTO DO SERVIDOR Por Maria Eugênia, JORNAL DE BRASÍLIA
Acompanhe a tramitação da matéria no link abaixo:
http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=328385

Um comentário:

  1. Não quero esperar até os 61 ou 65 anos para deixar de pagar...Quero agora!!!Caras de pau!!!

    ResponderExcluir

No máximo 500 comentários por título. Todos os comentários sofrerão moderação por no máximo 48 horas.