sexta-feira, 1 de junho de 2012

Projeto de Lei 1217/2007 Beneficiará Servidores Aposentados

 PROJETO DE LEI QUE PROPÕE INCLUSÃO DE 25 DOENÇAS EM LISTA DE ISENÇÃO DO I.R.
A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou a inclusão de 25 doenças graves e incapacitantes na lista de enfermidades que dão aos portadores direito de aposentadoria, pensão ou proventos de reforma militar sem incidência de Imposto de Renda (IR). Além disso, pelo texto aprovado – um substitutivo ao Projeto de Lei 1217/07, do Senado, e a outros 19 projetos apensados –, a isenção valerá para todos os rendimentos, e não apenas para os recebidos em razão da inatividade.
Para o relator da matéria, deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), é uma questão de justiça o “tratamento isonômico àquele trabalhador que, apesar de contrair uma ou mais das enfermidades previstas, opte por permanecer em atividade até mesmo como uma forma de terapia”. “O projeto se legitima porque, inativos ou não, todos os doentes precisam se submeter a tratamentos dispendiosos que nem sempre estão disponíveis no Sistema Único de Saúde”, reforçou o deputado.
De acordo com o substitutivo, as doenças que passam a garantir isenção de IR são as seguintes: pneumopatia grave (enfisema pulmonar), fibrose cística (mucoviscidose), distrofia lateral amiotrópica, retrocolite ulcerativa, doença de Crohn, pneumonia intersticial fibrosante, polipose familiar, doenças cerebro-vasculares decorrentes de AVC, transtorno mental incapacitante, diabetes melito insulino-dependente, aneurisma da veia de Galeno, síndrome de Charcot-Marie Tooth, narcolepsia, hipertensão arterial grave, doença de Huntington, mal de Alzheimer, esclerose lateral amiotrópica, linfangioleiomiomatose pulmonar, esclerodermia linear, esclerodermia segmentar, esclerodermia sistêmica progressiva, fibrose pulmonar idiopática, trombofilia, neurocistocercose e lúpus eritematoso sistêmico.
Acompanhe a tramitação da matéria através do link abaixo:
http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=353807



5 comentários:

  1. PARABÉNS PELO BLOG EDSON, é sempre bom lembrarmos que NEM TODOS OS PORTADORES DESSAS DOENÇAS GRAVÍSSIMAS são funcionários públicos como nós… O PROJETO DE LEI 1217/2007 (e apensos)beneficiará INDISTINTAMENTE a TODO E QUALQUER CIDADÃO BRASILEIRO: SERVIDORES PÚBLICOS OU DA INICIATIVA PRIVADA, APOSENTADOS OU MESMO NA ATIVA, INVÁLIDOS OU NÃO, CIVIS ATIVOS OU APOSENTADOS, MILITARES NA ATIVA OU NA RESERVA, POLÍTICOS DE QUALQUER PARTIDO OU SEM PARTIDO(E SEUS ASSESSORES E FAMILIARES), COMO TAMBÉM TODOS OS TRABALHADORES REGIDOS PELO INSS E ATÉ OS QUE NÃO TRABALHAM, que estejam doentes ou que venham adoecer algum dia!!! NENHUM DE NÓS ENQUANTO VIVOS, ESTAREMOS LIVRES DESSAS DOENÇAS TERRÍVEIS, AINDA NÃO PREVISTAS... Portanto é de EXTREMA IMPORTANCIA PARA TODOS que a LEI 7713/88 seja atualizada e acrescida dessas 26 DOENÇAS GRAVÍSSIMAS, INCURÁVEIS, MUITO DISPENDIOSAS, para fins de ISENÇÃO DE I.R.!!! Este Projeto de lei 1217/2007 não é nada concorrente com o novo P.L. da deputada ANDRÉIA ZITO, nem da nova PEC 170/2012, ao contrário ELES SE COMPLEMENTAM, e todos tem que ser URGENTEMENTE aprovados pelo Congresso… Porém a grande REALIDADE é que o P.L. 1217/2007 e a PEC 555/2006 (QUE ISENTA OS APOSENTADOS DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA)encontram-se num estágio BEM MAIS ADIANTADO, bastando a RESPONSABILIDADE E O SENSO HUMANITÁRIO de algum político(a) sério(a) dar uma força no C.F.T. da Câmara (já o foi na C.S.S.F.)onde o projeto encontra-se ABSURDAMENTE PARALISADO DESDE 14/0UTUBRO/2009...
    O Projeto de Lei 1217/2007 (e apensos) SERÁ BENÉFICO PARA TODOS OS BRASILEIROS INDISTINTAMENTE, QUE ALGUM DIA POSSAM PRECISAR DA LEI 7713/88 MAIS COMPLETA,MENOS DESATUALIZADA DO QUE ESTÁ, inclusive até mesmo alguém de nossas próprias famílias, que ao contário de nós, não sejam funcionários públicos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renilda, 11 de junho de 2012
      Prezado Cesar,gostei dos seus comentários acima, mas o que poderíamos fazer para que este Projeto de Lei seja concluído? Eu tenho mandado e-mail para Deputados, Senadores, etc...pedindo para que nos ajudem na aprovação do referido projeto pois iria ajudar muita gente.

      Excluir
  2. Amigo Edson,
    Parabéns pela grande iniciativa.Agora sim, poderei ficar ciente de tudo que se faz por nós aposentados por invalidez sem ficar penando em busca de um comentários que poderiam me colocar na página destinada aos comentários atualizados no Blog do Senador Álvaro Dias.Nunca conseguia entrar na página certa....Agora ficará bem mais fácil...Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. VERA LÚCIA...SP

    OLÁ! MUITO BOA A IDEIA DESSE BLOG! VAMOS TODOS NÓS, APOSENTADOS POR INVALIDEZ, DIVULGÁ-LO NAS NOSSAS FAMÍLIAS E CONHECIDOS, DENTRO DAS NOSSAS CATEGORIAS AFIM DE ANGARIARMOS FORÇAS PARA LEVANTAR NOSSA BANDEIRA POR JUSTIÇA E DIGNIDADE A TODOS, SEM OS "INVÁLIDOS GENÉRICOS", COMO DISSE NOSSO AMIGO HENRIQUE... INTEGRALIDADE JÁ A TODOS...ALÉM DA APROVAÇÃO DESSE PROJETO, PRECISAMOS TB NOS EMPENHAR PARA APROVAÇÃO DA PEC 170. EU JÁ ENVIEI MEUS EMAILS PELO PROJETO, AGORA SERÁ PARA A PEC. ABRAÇO A TODOS E MUITA FORÇA...BJOS.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia amigos!
    Obrigado pelas considerações. Este é o primeiro Blog que faço, ainda estou aprendendo, espero que consigamos satisfazer nossas necessidades e seja mais um canal de comunicação. Ainda estou formatando o mesmo, parece que tem um limite de dias e quantidade de comentários, vou tentar manter o máximo. Mande sugestões e notícias para que eu poste aqui.
    Abraços

    ResponderExcluir

No máximo 500 comentários por título. Todos os comentários sofrerão moderação por no máximo 48 horas.